Monsenhor Tabosa completa 67 anos de fundação.

Encravado na Serra das Matas e pertencente à microrregião dos Sertões de Crateús, o município de Monsenhor Tabosa (CE), completa 67 anos. A data que marca a sua fundação (emancipação política) é 22 de novembro de 1951. O nome Monsenhor Tabosa é uma homenagem ao Sacerdote Antônio Tabosa Braga.

O município em 17025 habitantes (estimativa IBGE/2016); Já se chamou Forquilha, ocasião em que foi Distrito de Santa Quitéria e também Arraial de Telha, e antes de ser elevado à categoria de município também foi distrito pertencente à jurisdição de Tamboril.

A primeira eleição para prefeito e vereadores, ocorreu em 04 de outubro de 1954, com posse dos eleitos em 25 de março de 1955.

O município é cortado por três rodovias estaduais: CE-266, CE-467 e CE-265, esta ultima é o principal acesso e também a única pavimentada, a CE 467 trecho de 31 km que liga a sede ao distrito de Livramento está com a obra de asfaltamento em processo de execução, o investimento do governo do estado será de R$ 26 milhões.

Os taboenses são considerados um povo pacato e hospitaleiro, a cidade possui na maior parte do ano clima agradável, o município abriga ainda o ponto culminante do estado, Pico Cabeço Branco, em Serra Branca, com 1.154.56 m de altitude.

( com informações pagina aberta).

Comente com Facebook

scroll to top